Consultoras independentes de moda: dicas para o sucesso profissional
Todo vendedor deveria - ou poderia ter - a motivação que uma sacoleira esbanja ao oferecer o seu produto. Quem nunca se convenceu de que precisava daquele produto e acabou efetuando a compra? Quem já não foi até mesmo cliente de uma?
Consultoras independentes de roupas ou acessórios, popularmente chamadas de sacoleiras, conhecem bem os requisitos para conquistar a clientela: bons preços, atendimento personalizado, produtos diferenciados e boa rede de contatos.
Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento.
Esses critérios são fundamentais para quem se dedica às vendas do tipo porta a porta. Mas quem deseja aperfeiçoamento precisa ficar atento às demandas do mercado, aproveitando as potencialidades que podem resultar na melhoria das vendas e na fidelização dos clientes.
Dicas para tornar-se ainda mais competitiva
Há três passos para conquistar a clientela a ponto de fidelizá-la e, assim, tornar-se ainda mais competitiva. Até o final deste post você irá aprender como se tornar uma sacoleira de sucesso.
Vamos lá?
Planejamento
Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento. Esse momento não pode ser negligenciado pelas vendedoras independentes. O planejamento deve levar em conta o perfil dos produtos e as características de compra do público-alvo, além de traçar metas para atrair novos clientes e expandir os negócios.
Planejar não significa necessariamente elaborar planilhas complexas ou produzir um extenso relatório. A simples organização das estratégias e a descrição dos objetivos e do perfil do negócio são pontos de partida para estruturar um plano inicial.
Se o planejamento for parte da rotina, a tomada de decisões e a expansão dos negócios tornam-se mais fáceis. Um bom exercício para começar é estabelecer horários de trabalho, uma planilha com os clientes a serem visitados e outra com o controle das peças.
Identidade
Assim como nas lojas físicas, a vendedora independente precisa criar uma identidade, que deve abranger todas as etapas e materiais envolvidos no ato da venda: dos cartões de visita até a padronização do mostruário e das embalagens.
Uma dica é elaborar uma embalagem personalizada para presente, com o nome da marca e o contato. Além de encantar o cliente, isso auxilia, ainda, na divulgação do seu serviço.
Atendimento
Atender bem é obrigatório em qualquer negócio, mas na venda direta esse é um quesito essencial. Pontualidade, profissionalismo e o cuidado com a aparência são pontos que devem ser bem observados por uma profissional independente de vendas.
Um bom atendimento é fundamental para a fidelização da clientela, portanto, quesitos como simpatia, comunicação fácil, informações detalhadas sobre os produtos e conhecimento das tendências de moda também são cruciais.
4 estratégias fundamentais para vender mais
1. Investir no marketing pessoal
É indispensável para uma profissional independente, principalmente para estabelecer e expandir a rede de contatos, ampliando as possibilidades de vendas.
2. Marcar presença na rede
Quando bem exploradas, redes sociais e aplicativos de compartilhamento são ferramentas excelentes para divulgar o seu negócio, principalmente pela facilidade de acesso e baixo custo envolvido na divulgação.
A imagem nas redes sociais é um fator que não deve ser esquecido. Todo conteúdo deve reforçar a identidade do negócio, com atenção especial para a qualidade das imagens divulgadas e dos textos que serão publicados.
Outro ponto que não pode ser esquecido são os links (endereços eletrônicos). Você deve cadastrar o endereço eletrônico para sua loja online, facilitando o acesso do cliente aos seus produtos.
3. Promoções e descontos
São atrativos permanentes para quem trabalha no varejo de moda. Uma ação que pode apresentar bons resultados é a organização de bazares - que podem ser realizados nos finais das temporadas para queimas de estoque.
Mas cuidado!
Essa estratégia deve ser executada com moderação, pois, promoção demais não é promoção.
4. Investir em nichos de mercado pouco explorados
Como roupas para bebês, vestuário masculino, peças plus size, moda evangélica, além de aproveitar o mercado crescente de brechós e peças usadas podem ser boas opções para quem quer ampliar o público-alvo.
Formalização
Uma ação importante para qualquer profissional é a formalização. Além de dar acesso a direitos trabalhistas - como auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria, entre outros benefícios - a formalização contribui para o fortalecimento do mercado.
Vendedoras independentes podem ser MEIs
Outra dica importante e que deve ser levada em conta é que as vendedoras independentes de roupas podem se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI) . Você encontra mais detalhes sobre este assunto no portal do Sebrae.
O MEI é enquadrado no Simples Nacional e é isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Tem despesas apenas com a Previdência Social (INSS) e ICMS ou ISS.
O microempreendedor individual é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso facilita a abertura de conta bancária, o acesso a empréstimos, a emissão de notas fiscais e compra de mercadorias.
fonte Sebrae