De 11 fev 2022

Franquia Digital: O que é, e como ser uma franqueadora digital

Você já deve ter ouvido falar em franquia, certo? Há também o modelo de franquia digital hoje, que surgiu com o crescimento dos negócios online. Essa forma de fazer negócios oferece aos franqueados diversas vantagens. O mesmo vale para o franqueador, a pessoa que administra a empresa.

O que é franquia digital?


Franquia digital é um modelo de negócio que oferece produtos e/ou serviços de forma online. Esse tipo de empreendimento não requer estrutura física para existir – ou seja, pode ser realizado home office. 


As franquias digitais também podem ser chamadas de franquias virtuais, online ou e-franchising. Funciona como uma franquia tradicional ou física. Trata-se da expansão de um negócio em rede. Por isso, dizemos que esse formato comercializa o uso de marcas, infraestrutura, processos e conhecimento.


Ou seja, a rede franqueadora vende seu modelo de negócios aos franqueados. Então é como uma cópia da empresa original. No entanto, quem adquire a franquia tem autonomia administrativa e financeira.


Muitas vezes, a rede franqueadora  cobra taxas iniciais, além de comissões ou participação nos lucros. Os valores variam muito, mas as opções de microfranquia digital variam de 5.000 reais a 90.000 reais. Já uma franquia tradicional ou física exige um investimento de R$ 100 mil a R$ 1 milhão.


Ser um franqueado ou um franqueador?

franquia online



Você já sabe como funciona o franchising. Mas qual é a melhor opção: tornar-se um franqueador, o dono da marca? Ou, então, se tornar um franqueado, ou seja, comprar o direito de uso da marca? Muito depende do seu perfil empreendedor.


Se você está com um orçamento baixo e tem pouco conhecimento e experiência na área empreendedora, comprar uma franquia pode ser a melhor opção. Afinal, desta forma você receberá suporte e treinamento de uma rede franqueadora. Além disso, o investimento é mais acessível.


Porém, se você já está dentro e deseja criar um negócio com alto potencial de ganhos, o melhor a fazer é criar uma franquia. Isso porque com a rede, você tem uma empresa escalável com maior área de atuação e enorme rentabilidade.



Franquia digital e marketplace



Quando falamos em franquia digital, um modelo muito assertivo é o marketplace. Marketplaces ou shoppings virtuais são plataformas que conectam oferta e demanda por produtos ou serviços. Muitos empreendedores não sabem, mas dentro do marketplace Eyby é possível cria a rede de franquia de maneira fáci.


Depois que seu negócio ganha força e se solidifica no mercado, uma solução é expandi-lo utilizando os princípios do franchising digital. Ou seja, você pode vender métodos e lições aprendidas para franqueados e expandir seu negócio para diferentes partes do Brasil.


Dessa forma, você conecta seus franqueados ao seu catálogo de produtos e passa a contar com uma rede de vendas que irá atender um nicho de mercado em uma região específica.

Vantagens de uma franquia digital




As franquias digitais oferecem muitas vantagens. Isso se aplica ao franqueador, proprietário da marca, e franqueados. Veja os principais benefícios abaixo:


Flexibilidade geográfica


Quando falamos de um negócio online, a principal vantagem que vem à mente é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Isso vale para as franquias digitais também, o franqueado não precisa de uma loja no shopping da cidade, pode fazer isso começando em casa ou num galpão com aluguel mais em conta.

No modelo digital é a loja que vai até o cliente, dispensando uma infraestrutura de atendimento fixa.


Custos acessíveis


Uma das maiores vantagens de uma franquia digital é a redução de custos em infraestrutura física. Para os franqueados, é muito mais barato comprar uma franquia do que iniciar um negócio do zero. Principalmente para empreendedores iniciantes e com baixo orçamento. 


Além disso, ao escolher um marca já consolidada no mercado, o franqueado  tem maior segurança no seu investimento. Isso acontece já que o modelo de negócio foi testado previamente, assim como a lucratividade. Dessa forma, o modelo de franquia digital oferece duas grandes vantagens: baixo investimento e garantia de retorno.


Já para o proprietário da franquia, esse modelo possibilita rápida expansão de forma bem mais barata do que o formato físico. Pense só, no franchising tradicional, o franqueado precisa de estrutura, aluguel em áreas nobre da cidade, energia elétrica, etc. Mas, no ambiente digital, basicamente é preciso um computador, internet, a plataforma e investimento em estoque.

Escalabilidade


Uma franquia digital do tipo marketplace apresenta um alto potencial de escalabilidade. Isso significa que o negócio pode aumentar o número de clientes e o faturamento sem aumentar os custos.

Como criar uma franquia digital?



Agora que você já sabe todas as vantagens desse modelo, vamos te explicar como criar uma franquia digital do tipo marketplace.


1. Pesquise o mercado


Saber sobre o mercado onde irá posicionar seus franqueados é fundamental para o sucesso do parceiro. Procure dados de mercado, expectativa de crescimento nos próximos anos e tamanho do público na região. Por exemplo, você pode encontrar essas informações em sites de notícias, institutos de pesquisa ou até por meio do Google Trends.


2. Elabore a estratégia de marketing


Também é fundamental delinear uma estratégia de marketing assertiva. Afinal, você, enquanto administrador da franquia, precisa atrair clientes para os franqueados que estão na plataforma. Portanto, defina a sua  persona , avalie quais serão os canais de aquisição de clientes e sempre analise os resultados, buscando uma melhoria contínua.

3. Escolha uma plataforma de marketplace


Na sequência, é necessário escolher qual plataforma você irá usar para de fato criar o seu marketplace. Há basicamente duas opções: contratar um programador para desenvolver do zero ou contratar um plano da Eyby. 


A segunda solução permite que você lance de forma simples, rápida e acessível. Já desenvolver do zero pode ser bastante custoso e demorado. 


Ainda, utilizando uma tecnologia pronta, você que é empreendedor pode focar no que realmente importa. Ou seja, em consolidar a sua metodologia e treinar seus franqueados.


4. Sistematize os processos para os franqueados


Uma vez seu negócio estabilizado, conquistado clientes e atingido um ponto de equilíbrio, você pode começar a pensar em uma expansão. Ou seja, em transformá-lo em uma franquia digital.


Para isso, é essencial sistematizar seus processos e a sua forma de trabalhar. Por exemplo, as estratégias de marketing, a forma de lançamento, a plataforma, os fluxos da  equipe  e a prospecção de vendedores.

5. Prospecte e selecione franqueados


Ao definir o processo, você precisa atrair empreendedores interessados ​​em se tornar seu franqueado. Portanto, execute uma campanha de marketing ou busque ativamente esse público. Para isso, participe de eventos focados em franchising ou participe de grupos relevantes nas redes sociais.


Além disso, você pode realizar seus próprios eventos, mesmo online, por meio de webinars, por exemplo. Isso ajuda a atrair o público de franqueados, mostrar a eles os benefícios de sua franquia e transformá-los em clientes.

6. Expanda o negócio


Finalmente, é hora de criar sua franquia digital! Após conquistar e selecionar um certo número de possíveis franqueados, é hora de fazer uma proposta e começar a vender como modelo de franquia.


Lembre-se de sempre fornecer o suporte que um empreendedor precisa com base em sua experiência prévia. Também é necessário acompanhar os resultados do franqueado. No modelo de marketplace, você pode facilmente obter o relatório de resultados de seus franqueados. Isso porque há uma única plataforma para todos os franqueados, que são apenas divididos por região ou cidade. 

Por Marcos Barreto