De 8 jan 2022

O que são as dark stores e como aplicar no seu negócio?

Com a pandemia, muitos consumidores passaram a fazer compras online. Com isso, a experiência do cliente passou a ser a principal preocupação das lojas virtuais: afinal, eles buscam interações personalizadas, ágeis e positivas.

Um dos aspectos cruciais atualmente é permitir que os clientes tenham acesso aos produtos comprados quando, onde e como quiserem. Para isso, entretanto, é essencial que os centros de distribuição estejam próximos dos clientes — algo que não é possível com os modelos de infraestrutura tradicionais.


A pesquisa Global Consumer Insights 2018, da PwC, indica que quase metade dos brasileiros (45%) tem interesse em comprar itens básicos pela internet. Entre eles, dois terços (64%) estão dispostos a pagar mais caro por uma entrega mais ágil e, se possível, no mesmo dia.


As dark stores são o último estágio da cadeia logística e funcionam apenas como ponto de armazenamento, embalagem e envio. Por isso, dispensam a presença de colaboradores que oferecem conselhos aos clientes, além de displays nos pontos de venda e balcões de check-out.


É possível transformar lojas físicas com pouco movimento localizadas em pontos estratégicos da cidade em dark stores. E, a depender do tamanho da unidade, ela pode continuar aberta ao público e ter uma área específica dedicada aos pedidos do e-commerce.

Vantagens das dark stores



O layout dessas unidades é semelhante ao das lojas tradicionais. Assim, os separadores podem ter acesso rápido aos produtos e montar os pedidos rapidamente para envio ou coleta.


Com as dark stores, é possível levar o consumidor a ser leal à marca. Isso maximiza lucros e minimiza o abandono de carrinho, pois os prazos de entrega são menores e o cliente pode comprar online e retirar ou devolver na loja.


A implantação e a operacionalização das dark stores são mais baratas que as de lojas tradicionais. Isso porque não exigem o mesmo nível de planejamento e decoração.


Esse modelo ajuda a reduzir os custos de transporte e os impactos ambientais relacionados às emissões de carbono associadas à entrega. Além disso, permite oferecer incentivo a clientes que coletem os itens comprados.


Regiões com alto volume de pedidos podem ser atendidas mais facilmente: com as estratégias certas e o auxílio da tecnologia, as dark stores podem atender locais que um loja comum talvez não conseguisse por limitação de espaço e volume.


O uso de tecnologia nos estágios de venda e envio permite que as dark stores processem um grande número de pedidos com alta velocidade.

Como montar uma dark store
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Para uma gestão eficiente do pedido, da compra à entrega, um sistema de gerenciamento de pedidos como o da Eyby é muito útil. Com ele, é possível visualizar os estoques e centralizar as informações, de forma que tanto os gestores quanto os clientes tenham acesso aos dados do pedido.


Ao criar um catálogo de produtos no marketplace da Eyby e conectar o estoque de cada loja, o sistema agrupa os produtos por SKU e geolocaliza a sua posição para garantir o faturamento pela dark store mais próxima. Com isso, os clientes podem saber exatamente onde o produto está e quando deve chegar.


Todas as lojas devem estar perfeitamente integradas para garantir que a rede dark store funcione com eficiência e possa oferecer um serviço adequado aos consumidores. Outro aspecto fundamental é o treinamento dos funcionários para que estejam aptos a atuar nesse nosso modelo.


Por que ter uma dark store
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Existem diversos benefícios encontrados em uma dark store online, que as lojas convencionais não tem suporte suficiente para oferecer.


Maior eficiência operacional

Um dos principais benefícios das dark stores é o aumento da eficiência. Com a adoção de uma tecnologia que conecta as lojas físicas ao e-commerce, elas têm a tendência de aumentar o número de unidades entregues e, ao mesmo tempo, conduzir uma operação ainda mais eficiente.


Alta capacidade de estoque


Outro grande benefício é a capacidade adicional. Esse modelo de loja oferece aos varejistas a capacidade de embalar, entregar e acolher mercadorias em áreas com grande densidade populacional e alto volume de pedidos.



Fortalecimento da lojas parceiras


Lojas multimarcas e franqueados podem se beneficiar deste modelo. Ao fazerem parte da rede dark store da marca, integrando seus estoques ao catálogo de produto no marketplace, passam a receber os pedidos de venda online e compor o processo de embalagem e envio.


Muitas empresas que adotaram o formato já percebem suas vantagens e devem mantê-lo permanentemente. Assim como os consumidores devem continuar a comprar online, as empresas que fizerem entregas rápidas e oferecerem experiência de compra positiva devem se destacar. Nesse contexto, as dark stores certamente farão parte do futuro do varejo.



Fonte: InfracommerceCanaltech

Por Eyby