Como montar uma loja de roupas mesmo que você tenha pouco dinheiro

Seja no mundo físico ou virtual, o mercado de roupas é um dos que mais crescem no Brasil. Se você tem interesse em aprender a abrir uma loja de roupas e entrar nesse mercado, aqui é o lugar certo.


Sua loja de roupas deve começar no papel e deve ser planejada antes de comprar o primeiro lote de roupas para revenda. Vamos lá!


Defina o seu público alvo



O primeiro passo para quem deseja abrir uma loja de roupas é determinar o público-alvo que deseja atingir, pois isso afetará algumas outras decisões que precisam ser feitas no processo, como tipo de produto, mídia e outros itens.



Crie perfis de clientes para entender melhor seus futuros compradores. Qual é o seu nível de renda, gênero, hábitos e preferências?


Responda às seguintes perguntas para entender melhor seus hábitos:


  • Que tipo de roupas esse público costuma vestir?
  • Quais são suas marcas favoritas?
  • Qual o biótipo predominante no grupo?
  • Quais são suas referências em termos de vestuário?
  • Quais são seus hábitos de consumo?


Faça uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio de sua região e anote cada item desse, tentando criar uma visão clara dos desafios que você irá encontrar, em termos de consumidores.



Se você está interessada em como abrir uma loja de roupas, é bom saber imediatamente que um dos grandes segredos desse negócio é escolher um nicho de mercado e se destacar da concorrência com grandes lojas.


Encarar essa turma no mesmo campo de batalha e com as mesmas estratégias é suicídio empresarial.


Uma vez definido o seu público alvo é hora de definir o seu mix de produtos, ou seja, que tipo de roupa sua loja irá vender.



Tente focar em um determinado público que seja rentável e tenha poder aquisitivo para adquirir o vestuário na faixa de preços que você pretende vender.


Não caia na tentação de diversificar muito, pois você pode não ter vantagem competitiva para atuar em todos os setores, além de dificultar bastante o gerenciamento de estoques e compras.



Onde abrir uma loja de roupas



Antes de circular por espaços comerciais para montar uma loja de roupas, é importante confirmar tudo o que foi planejado até o momento com o público-alvo definido.



Para quem está começando a vender roupas, a opção de baixo custo e risco é o mercado online.



O segmento de e-commerce de moda é um dos que mais vem crescendo no Brasil, e por isso mesmo essa alternativa não deve ser descartada.



Em comparação com empresas físicas, a maior vantagem das lojas virtuais de roupas é que o investimento inicial é muito menor, o que é muito útil quando os orçamentos são apertados.


Mas não se iluda, uma loja virtual não é algo que você possa montar de graça, e em termos operacionais e administrativos dá o mesmo trabalho de uma loja física.



Agora ... se você é uma daquelas pessoas que não quer abrir mão do espaço exclusivo do seu negócio, o melhor é visitar os locais onde planeja abrir sua loja de roupas em diferentes datas e horários para verificar o trânsito de transeuntes e não ter surpresas mais a frente.



Não vamos esquecer que esse investimento é um dos mais importantes na hora de abrir uma loja física de roupas e portanto não pode haver erro na escolha.



Os custos para montar uma loja de roupas



É claro que em função do número de variáveis envolvidas fica difícil chegarmos a um número exato, mas dá para fazer uma estimativa de investimento para quem deseja saber quanto custa montar uma loja de roupas.



Nos dias de hoje, sem sombra de dúvida, para quem vai montar uma loja de roupas física, o investimento mais pesado está justamente no ponto comercial, seu aluguel e luvas pelo ponto.



Justamente por isso, nós citamos a opção do e-commerce, já que os custos de uma loja virtual são bem menores.



Outro fator relevante em termos de custos para quem está interessado em montar uma loja de roupas física está na decoração da loja, com a aquisição de expositores, manequins, balcões e outros tipos de móveis típicos desse segmento comercial.



No mundo digital, os custos com decoração podem ser substituídos por custos com treinamentos e equipamentos de fotografia. Saber como tirar uma boa foto pode ser a diferença entre fechar a venda ou ver o potencial cliente sair da loja virtual.



Assim como os móveis de decoração estão para a loja de roupas física, a qualidade das fotos dos produtos estão para a loja de roupas online. Evite improvisos neste ponto.



Por fim, temos o custo de aquisição do estoque inicial da loja e também uma boa provisão de caixa para o capital de giro, necessário principalmente, para bancar as compras através de cartões de crédito.



Divulgação de uma loja de roupas



A divulgação da sua loja não pode ser deixada para depois que ela estiver montada. Ela faz parte do seu plano de negócios e deve ser pensada desde o início.



Uma dica para quem deseja saber como montar uma loja de roupas é justamente manter ações de marketing constantes para estar sempre na cabeça do seus clientes.



Como você já definiu o seu publico alvo na etapa de planejamento da sua loja de roupas, é bem mais fácil elaborar o seu projeto de marketing, pois você já conhece os hábitos e costumes dos seus futuros clientes e quais os canais de comunicação que ele está acostumado a utilizar.



É preciso identificar oportunidades de comunicação e quais são os veículos mais adequados. Feito tudo isso, é preciso montar um plano de comunicação para a loja.



Como tornar a concorrência irrelevante



É útil analisar o mercado por diferentes razões. A primeira é realizar testes de benchmark, que nada mais são do que determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, identificar estratégias eficazes ou ineficazes, para estabelecer sua própria estratégia.



A análise de mercado passa também por entender a jornada de compra do cliente, onde realizam suas pesquisas antes da compra, o que motivam eles a comprarem, quais as dificuldades enfrentadas no processo de compra.


Acho que você está pensando em abrir uma loja de roupas online, mas preciso avisar que, assim como as lojas físicas, as lojas de roupas online têm problemas.



Nas vendas online de roupas e calçados, cerca de 35% das solicitações de trocas e devoluções estão relacionadas à insatisfação com o produto, cor, tamanho, formato etc.

Então, se você deseja:



  • Montar sua loja de roupas com pouco investimento;
  • Se diferenciar da concorrência;
  • Reduzir o risco de devolução nas vendas online de roupas;

Sua estratégia de diferenciação deve fornecer aos clientes a conveniência das compras online e a segurança do offline. Para unir esses dois mundos, é preciso apostar no "Delivery de Roupas".



Com nosso aplicativo, gerenciar todo este processo é simples e seguro. Basta você cadastrar seus produtos e monta sua agenda de trabalho.



As clientes do aplicativo terão acesso a sua loja de roupas online e poderão agendar uma visita para experimentar as roupas selecionadas antes de pagar por elas.


Ser diferente pode ser simples. Toque aqui e saiba mais!